Vacina contra gripe já está disponível nos postos de saúde

20ª campanha nacional contra a Influenza vai até o dia 1º de junho em todos os postos de saúde do país

 

Na última segunda-feira, 23, teve início a campanha de vacinação contra a gripe. A campanha é voltada para grupos de risco e maior exposição como idosos, crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que estão amamentando, profissionais da saúde e professores da rede pública e privadas devem procurar uma unidade de saúde para se vacinar contra a doença.

Já os pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Segundo Eliene Freitas, enfermeira-chefe responsável pelo setor de epidemiologia, em média, 27% da população deve ser vacinada. “Estão inseridas nestes grupos prioritários cerca de 24 mil pessoas, que devem procurar o posto mais próximo e se vacinar para a prevenção da Influenza. Na oportunidade também será verificado a necessidade de atualizar o cartão de vacinas, por isso é importante leva-lo”, explica.

Leia também: Regional de Saúde ultrapassa índice de cobertura vacinal de Febre Amarela

Dia D

O Dia D de mobilização nacional será em 12 de maio. A previsão é de que nessa data todos os postos de saúde da cidade estejam abertos para a vacinação. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no país conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1, H3N2 e a influenza B.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *