Emater realiza encontro regional de produtores de Queijo Minas

Na próxima sexta-feira, 16, produtores de 23 municípios da região participam de um Encontro Técnico do Queijo Minas Artesanal da Região do Campo das Vertentes. O evento acontece a partir das 9h no anfiteatro do campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O objetivo do evento, segundo o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Ademir Mendes, é orientar produtores e autoridades locais sobre o Programa Queijo Minas Artesanal, que fornece certificação para a produção e comercialização de queijo. “Oito municípios da região estão sendo reconhecidos como produtores de queijo minas artesanal agora. O objetivo do encontro é esclarecer aos prefeitos, lideranças dos municípios e vereadores o que significa essa caracterização”, explica.

Certificação

Para aderir ao Programa Queijo Minas Artesanal, as cidades precisam comprovar uma série de pré-requisitos: “tem que fazer um descritivo da região, um descritivo histórico, um descritivo de solo e clima e provar que o queijo é produzido há muito tempo”, explica Ademir. Segundo ele, há registros da produção de queijo minas na região desde o século XIX. “Com a chancela do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), os produtores podem vender o queijo por todo o estado de Minas Gerais”, completa.

As oito cidades que irão receber a certificação nessa sexta-feira são: Carandaí, Ibertioga, Antônio Carlos, Dores de Campos, Barbacena, Entre Rios de Minas, Ibituruna e Ressaquinha. As 15 cidades da microrregião de São João del-Rei já possuem a certificação.

Produtores

Com a certificação dos municípios, os produtores dessas localidades que atenderem aos exigências do IMA podem solicitar a certificação do queijo produzido na sua propriedade. “Isso muda muito para o produtor, porque agrega valor ao produto. Então esse queijo, uma vez credenciado pelo IMA, tem um valor maior e é muito procurado por turistas e outros públicos”, explica o gerente regional da Emater-MG.

Programação

A abertura do encontro será às 9 horas. O evento, organizado pela Emater-MG em parceria com o IMA e a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento conta com uma série de atividades voltadas para os produtores como palestras, debates e degustação de queijos produzidos na região.

1 comment

  1. Pingback: São João del-Rei recebe Encontro Técnico sobre Queijo Minas Artesanal — Folha das VertentesFolha das Vertentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *